Vivemos tempos únicos! Cada um vem sentindo-se, a sua maneira, com desafios pessoais e profissionais neste momento de Pandemia. A cabeça tem operado em outra frequência, quer seja, por sua empresa estar trabalhando home office, por ter tido que adaptar o trabalho ao novo contexto ou aspectos financeiros e familiares.
Temos a pandemia COVID- 19, os diversos mundos paralelos e um deles: a saúde emocional - o medo, o estresse, adaptações pessoais, as muitas saídas de zonas de conforto no trabalho ou mesmo necessidade de reinvenção ou planos de contingência.
Tenho percebido esta, o cuidado com as emoções, uma das questões mais relevantes: como manter-se emocionalmente estável, saudável, equilibrado e contribuir positivamente na manutenção da saúde das emoções de quem está envolta. Se em casa a convivência tem sido fortemente alterada, empresas, times e pessoas em cargos de lideranças estão com novos e diferentes desafios.
A biologia já nos diz que quando estamos diante da ameaça da vida, ativamos o modo luta ou fuga. Podemos entender este como um momento destes. Estado de alerta ligado. Herdado dos nossos antepassados pode-se traduzir no que chamamos e conhecemos como estresse. Assim como o homem das cavernas tinha que decidir entre ficar ou correr quando encontrava uma fera. O cérebro então já acionava o cortisol, hormônio do estresse e todos as demais reações apareciam- coração disparado, respiração acelerada, gasto maior de energia como combustível para dar conta do momento. Este sistema todo deixava e deixa nosso organismo afinado” para sobrevivermos as adversidades. A questão é fazendo um paralelo ao momento atual, estamos vivendo este perigo permanente. Não pontual. O que geram então, um estado de tensão constante e uma necessidade de sermos resilientes com os diferentes sobressaltos e necessidades diárias de reação ao contexto. Situação complexa, não soluciona-se com soluções simplificadas. Momento de unir e acionar todas as possibilidades e recursos que estão a nosso alcance para lidarmos e enfrentarmos o dia a dia.
Divido aqui, a partir do que tenho percebido acompanhando líderes nos desafios diários dos últimos meses. São algumas práticas e ferramentas que podem ajudar no atual momento dar conta das emoções.
BUSQUE DESANUVIAR SUA CUCA- COLOQUE UM TEMPO PARA SI NA AGENDA!
Reservar, nem que seja alguns minutos, um momento para estar consigo mesma (o), em silêncio, para processar o dia e organizar as emoções. Este é um jeito simples e bom de cuidar da saúde emocional, de alimentar o corpo de bons sentimentos e dar um pequeno presente para si mesma (o). O dia a dia dos líderes em geral é cheio de atividades e decisões e ter um tempo sozinho ajuda muito para dar um “reset” na máquina e se manter em equilíbrio. Meditar, desenhar, dançar, ouvir o playlist favorito, ler um bom livro, assistir uma série também podem ser alternativas de autocuidado, mas uma dica: se optar por uma atividade para relaxar, procure escolher algo que acalme e conecte com boas emoções, para sair recarregado de boas energias.
VISÃO DE PÁSSARO
Analisar a situação e os problemas de perto, mas aprender a afastar-se e ter a visão de longe. Para o líder, este é outro grande recurso, uma ferramenta valiosa na gestão do dia a dia. A chamada VISÃO DE PÁSSARO. É uma estratégia trazida por Jean Greaves no livro Inteligência Emocional 2.0. Antes de reagir a uma determinada situação, afaste-se dela. Olhe de longe, aplicando certo distanciamento da situação e das emoções geradas por ela.
Algo como:
1- Afaste-se (as vezes o afastamento ocorre mentalmente no momento presente, outras podemos pedir um tempo para responder);
2- Respire e sinta a emoção (ex. Estou com raiva. Isto me deixou decepcionado);
3- Analise ( o que é seu, o que é do outro, por ex.) ;
4- Pense em alternativas de resposta que representem você;
5- Reaja com sabedoria (resposta -incluindo o tom e o foco que deseja).
Assim, tendemos a responder com maior assertividade, escolhendo a reação mais condizente com quem somos. Escolhendo o líder que quero ser e o impacto emocional que quero gerar no outro e nos resultados. Este é um comportamento passível de treinamento e aperfeiçoamento e é um desafio para boa parte dos líderes que acompanho, sair do chamado “piloto automático.
ESTADO DE PRESENÇA E COMUNICAÇÃO CLARA
Procurar ter uma escuta ativa com olhar atendo para a linguagem verbal (aquilo que é objetivamente falado) e não verbal ( o que não é dito), uma comunicação assertiva, direta e clara e o foco no momento presente durante as interações. Os líderes mais efetivos, em geral, buscam entender o que foi expresso pelas pessoas e tem a preocupação se o que comunicaram foi entendido. Ou seja, há fluidez na comunicação, percepção e entendimento. O momento pede uma gestão próxima de líderes com seus times. Manter-se presente, ter certeza que o fluxo de informações está funcionando e oferecer auxílio é fundamental e contribui para saúde emocional de todos. Se Perceber que a necessidade está maior que habilidades? Encaminhar. Ser fonte de soluções. Ajudar a criar alternativas no que tiver ao alcance.
OLHO NO OLHO
Não importa se a casa está desarrumada ou uma criança pode pular e divertir a reunião. Utilizar os recursos tecnológicos para aproximar e oferecer expressões e mais sentimentos para cada interação.
Se está na empresa, entre as mascaras e o distanciamento observe se tem conseguido praticar a atenção plena e o olho no olho. Estar no momento presente com a devida atenção que a situação merece. É preferível reagendar uma conversa do que ficar fazendo várias coisas ao mesmo tempo. A execução de multitarefa diminui a assertividade e impossibilita o olhar cuidadoso.
TEMPO E RITUAIS PERIÓDICOS
Organizar ou reorganizar os dias, a semana, planejando mudanças decorrentes dos impactos do atual momento é fundamental. Criar rituais junto ao time. Isso ajuda o trabalho a fluir de forma mais produtiva e tranquila, bem como planejar interações frequentes, aspecto relevante neste momento de isolamento social.
Apoiar cada colaborador a estabelecer sua própria rotina com as peculiaridades da realidade de cada um. Uma rotina funcional é organizadora. O líder é uma super ferramenta de apoio, clareza e organização. Dar dicas, sugestões práticas funcionam e facilitam o caminho.
ESCOLHAS ACERTADAS
Uma alimentação equilibrada contribui e muito para a sensação de bem estar. Além disto, criar receitas novas e aproveitar os alimentos vivos que estão na sua casa pode ser um momento de desopilar e descobrir novos sabores.
Praticar e recomendar exercícios de forma regular. Muitos profissionais e empresas estão com aulas online disponíveis periodicamente. Relaxar, praticar meditação e alongamento, também estão na lista de boas práticas.
Escolher o que vai ver, escutar ou ler também faz pode ajudar e muito na saúde mental e na performance enquanto líder. Talvez possa ser uma boa escolha ler um livro de liderança do que ver notícias em relação a pandemia. Aprofundar um tema que tem desafiado a empresa no dia a dia através de um vídeo pode ajudar a ter aquela ideia e evitar tirado seu sono no meio da noite. Estamos falando do mesmo tempo.
Fazer boas escolhas com o tempo que tens. Tudo são escolhas!
BUSCA DE APOIO – COLO, OPINIÕES & TROCAS
Um dos componentes da resiliência é a capacidade de buscar apoio. Líderes mais resilientes em geral sabem buscar ajuda e contam com rede de apoio. Buscar apoio pode ser um diferencial para enfrentar o momento de forma mais saudável e eficaz. Procure o RH de sua empresa, busque grupos (existem muitos), troque com um colega ou amigo, ou quem sabe possa ser um bom momento para iniciar um auxílio psicológico ou um processo de transformação profissional?
VER O LADO BOM - FAÇA DO LIMÃO UMA LIMONADA!
Se instigar a sair da Zona de Conforto, aproveitar os desafios impostos pelo momento e criar oportunidades de desenvolvimento! Uma boa dose de criatividade pode trazer novas alternativas e cenários.
A saúde emocional é composta de vários pequenos pensamentos e comportamentos no dia a dia. Assim Como treinamos a musculatura para fortalecer o físico, a saúde emocional é passível de desenvolvimento e aperfeiçoamento. Autoconhecimento contribui muito para Escolher o líder que se quer ser e o impacto emocional que se quer gerar no outro e nos resultados.
O fluxo de Comunicação, a gestão da rotina e as emoções andam juntos, que se quer gerar no outro e nos resultados. O fluxo de Comunicação, a gestão da rotina e as emoções andam juntos. Comece por si. Te convido a sair do “piloto automático. Reconheça-se nas forma como se sente, age e gere, sua vida e seu time.
Nós da TOBEE estamos a disposição para ajudá-lo!
Comments